Câmara de Dirigentes Lojistas de Itabira

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Itabira, inscrita no CGC sob º 20.988.465/0001-00, fundado em 13/09/69, é uma entidade civil, sem filiação político-partidária ou religiosa, situada à Av. Duque de Caxias, 830 – bairro 14 de fevereiro – Itabira – Minas Gerais, doravante denominada CDL, tem por finalidades, desenvolver a aproximação entre Empresários do comércio varejista e atacadista, Prestadoras de Serviços, Bancos Comerciais e Entidades Financeiras, Cooperativas de todo gênero, Profissionais Liberais, visando estreitar as relações comerciais, o companheirismo e a colaboração recíproca.

É finalidade da CDL também, criar clima propicio à cooperação, à troca de informações e idéias, ação conjunta entre a CDL e seus associados no plano comum dos problemas que lhes são peculiares. Promover a divulgação e a conscientização, junto à comunidade, dos serviços prestados pelo comércio e prestadores de serviços em geral, cooperar com as autoridades, associações de classes e entidades sociais, em tudo o que coadunar com o bem coletivo e os interesses lojistas, promover entre os componentes da Câmara, a melhoria de conhecimentos técnicos especializados.

Manter os serviços de utilidade para os associados, inclusive o de processamento de dados, mediante recursos específicos, incentivar a expansão de movimento lojista no Estado e no país, através da FCDL – Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas – MG, promovendo a fundação de novas CDL’s nas cidades circunvizinhas.

Acompanhar as iniciativas de projetos de leis e sustentar os legítimos interesses da classe empresarial propondo e reivindicando junto aos poderes constitutivos; Divulgar produtos e serviços técnicos, e apresentar inovações nos processos de comercialização, através de feiras, campanhas, seminários, exposições, palestras, encontros, etc, cumprir as deliberações da FCDL – MG, naquilo que couber à Câmara de Dirigentes Lojistas de Itabira.

O comércio em Itabira é responsável pela geração do maior número de empregos diretos na cidade, cerca de 15 mil, mesmo levando em consideração as variações sazonais. A CDL possui atualmente 438 associados.

O atual Presidente da entidade é o Sr. Maurício Henrique Martins, empresário
e residente em Itabira.

LEI Nº 4.260, de 13 de maio de 2009, declara de Utilidade Pública a Câmara de Dirigentes Lojistas de Itabira – registrada no livro A-05, sob nº 96, em 19 de dezembro de 1968, no Cartório Civil das pessoas Jurídicas de Itabira.

Diretoria Executica CDL Itabira 2019/2022

Eduardo Gomes Moraes